Meu blog de fotografias. Uma tentaiva - nem sempre bem sucedida - de expor o meu olhar fotográfico...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tudo vira foto.


Desde os remotos tempos da câmera Yashica análogica adquirida pela minha mãe no final dos anos 80, existe uma forte relação entre a minha pessoa e a fotografia.  Do dia do meu nascimento até hoje, vários momentos importantes e outros nem tanto, foram capturados por muitas lentes de Câmeras análogicas, digitais, de celulares e até mesmo por webcams. 

Antes, os momentos capturados eram reduzidos ao número de poses que o filme possuia, essa limitação forçava as pessoas a escolherem mais o que deveria ou não ser fotografado. Por isso, meus pais geralmente montavam um album para cada um ou dois anos da minha infância. As situações nas quais eu era fotografado naquela época eram no mínimo curiosas. Meus pais escolhiam com mais critéiro os momentos que iam ou não ser clicados. As fotos  geralmente eram bastante engraçadas, em situações bem família, e em festas como natal e páscoa.

O tempo passou e o advento da câmera digital fez as situações em que fotos eram tiradas para "imortalizar" os momentos capturados aumentassem. Quase tudo se tornou motivo para fotografar. Desde um teste da nova Olympus digital comprada pelo meu pai, encontros com amigos a idas a bares foram e são registrados pelas câmeras. Alguns amigos já possuiam sua prórpia câmera digital, e em algumas casos a quantidade de fotos se tornou um problema, pois eram muitas fotos para pegar, escolher e postar nas redes sociais e albums online.

A minha mania de fotografar e ser fotografado em todas as horas descontraídas, cotidianas e alegres não mudou o antigo hábito de fotografar momentos importantes. Fotos em família, de formatura, dos tempos de serviço militar, com a namorada e em festas, se tornam verdadeiramente especiais e se destacam das centenas ou possíveis milhares de fotos contidas nos cartões de memórias das câmeras e nos discos rígidos dos computadores.



4 comentários:

  1. Pois é Val! É tanta facilidade em fotografar que fica mesmo difícil escolher fotos pra postar e até pra revelar! Eu fico imaginando como seriam as coisas hoje sem a máquina digital... Será que a gente ia querer ter o trabalho de sair scaneando tudo pra colocar no orkut?
    :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da cronologia do texto. Ficou dinâmico e com situações que o leitor se identifica. adorei!

    ResponderExcluir
  3. "Meus pais escolhiam com mais critéiro os momentos que iam ou não ser clicados."
    Eu não teria tanta certeza disso... Principalmente depois de ver essa sua foto com um pão gigante! Mas come feito um monstro desde pequetito, viu?! kkkkk Brincadeirinha! Confesso que sua montagem me chamou mais atenção do que o texto. Mal consegui desprender meus olhos da sua foto fantasiado de CÉU ESTRELADO! E claro, tem uma menina feinha ali também. Tá agarrado nela... Num tem vergonha na cara não, Valverde? kkkkkkkk

    Beijo menino estranho!

    ResponderExcluir
  4. A Fotografia é algo fascinante ela grava momentos especiais, unicos ou no caso de valverde momentos hilarios como se vestir de Céu Estrelado...kkkkkkkkkkkk.... Eu sei que você me ama Val!

    ResponderExcluir