Meu blog de fotografias. Uma tentaiva - nem sempre bem sucedida - de expor o meu olhar fotográfico...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Composição fotógrafica com mescla de elementos

Na última aula, a professora propôs a elaboração de duas fotos em que fossem necessárias a utilização de quatro elementos de composição, sendo que a utilização da regra dos terços e de enquadramento adequado era obrigatória.

Depois de elaboradas, as propostas de fotografia foram trocadas entre os estudantes para que a composção fosse executada.

Segue a minha tentativa de clicar as fotos que Geovana planejou.



A primeira foto deveria ser enquadrada em plano médio, com perspectiva plongée - de cima para baixo -, moldura, e utilização da regra dos terços.

Rafaela, que foi utilizada como modelo, foi posicionada à esquerda, de acordo com a regra dos terços. Tive dificuldade na composição, pois o enquadramento em plano médio, o ângulo plongée e não possiblidade da modelo ficar ao centro devido a regra dos terços, tornaram difícil de enquadrar todo o portal que serviria como moldura. E se eu me afastasse pra fotografar o portal, o plano médio seria descaracterizado.



A segunda foto deveria ser clicada em contra-luz, plano conjunto, enfatizando a harmonia geométrica e sem faltar a regra dos terços.

Os colegas Caio e Rodrigo foram utilizados como objeto central. Houve certa dificuldade para encaixar numa foto em plano conjunto, alguns elementos geométricos em simetria, pois estando em contra-luz, havia o risco de objetos ao fundo sumirem por causa da luz em excesso, caracterizando um "estouro".

Posicionei os dois colegas ao lado esquerdo respeitando a regra dos terços. O fundo estourou um pouco, mas consegui utilizar a geometria local de forma simétrica. Nota-se que bastante objetos em forma de triângulos e retângulos.

Achei que a segunda foto atende mais à proposta da colega Geovana.

2 comentários:

  1. Parabéns Val,ficou bem claro, mas o que eu amei mesmo foi o fato de vc ter usado Rafaela com aquela cara de quem não come a 7 anos...suahsuhaushua

    ResponderExcluir